Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


seguranca:seguranca

Segurança

Certificado SSL

A Haak Network preocupada em prover maior segurança para seus clientes, agregou ao serviço de hospedagem o acesso seguro ao painel de controle através do uso do certificado SSL compartilhado.

O endereço que você utilizará para acessar seu painel de controle em ambiente seguro é:

Dessa forma também é possível acessar o webmail de forma segura através do endereço:

Como criar uma senha segura

Hoje em dia ataques maliciosos são frequentes, então é preciso ter uma senha segura para proteger seus dados pessoais.

  • As senhas devem ter, no mínimo, de 06 a 08 caracteres;
  • Evite usar senhas antigas;
  • Evite usar senhas sequenciais como 123456 ou abcef;
  • Altere suas senhas regularmente (a cada 03 meses por exemplo);
  • Não use a mesma senha para vários serviços (ex: a mesma senha para e-mail, msn, painel de controle, etc);
  • Não utilize senhas óbvias como seu nome, sobrenome, data de nascimento e número de telefone;
  • Utilize números e letras e alterne entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • Altere todas as senhas padrão (default);
  • Não anote a senha em papel;Como criar uma senha segura
  • Não guarde senhas em arquivos do Word, Excel, TXT, ou outros editores de texto.

Como fazer uma compra on-line com segurança

Compra SeguraA internet tem se revelado uma excelente ferramenta para compras. Ela permite que o consumidor compare preços, pesquise funcionalidades dos produtos e adquira o que melhor lhe convém confortavelmente, sem sair de casa e sem precisar adaptar-se aos horários das lojas convencionais. Por outro lado, muitas pessoas hesitam antes de aventurar-se nesse novo modelo comercial por medo de fraudes de todo tipo. Por isso além da Política de Privacidade e a Segurança de uma loja on-line, você também deve estar atento a outros itens antes de fazer compras pela Internet. A Haak Network preparou uma lista com algumas dicas e precauções para você ter mais segurança na hora fazer suas compras on-line.

  1. Pesquise e compare os preços antes de comprar: Assim como em lojas físicas, muitos sites oferecem preços diferentes para o mesmo produto. Use buscadores de preço para encontrar ofertas, além disso, fazendo este tipo de busca, você ainda conta com a avaliação de outros compradores.
  2. Desconfie de produtos com preço muito abaixo da média: Todo produto tem uma faixa de preço estabelecida pelos custos de fabricação, transporte, impostos. Quando uma empresa oferecer um valor muito abaixo do mercado, desconfie. Em alguns casos, você poderá comprar produtos falsificados, mercadorias sem garantia ou produtos defeituosos.
  3. Pesquise a reputação da loja: Prefira sempre as empresas que respeitam os clientes e cumprem os prazos estabelecidos, se a empresa tiver uma avaliação ruim, procure outra. Busque o máximo de informações, você ainda pode procurá-las em fóruns, sites de busca e, até mesmo, em redes sociais, ou ainda, em orgãos de defesa do consumidor.
  4. Tenha várias opiniões: Utilize sites que comparam preços para conferir as melhores ofertas e conhecer a reputação das lojas. Esses sites exigem um processo de filiação, avaliação de consumidores e selo de empresa reconhecida, isso torna sua compra mais segura.
  5. Preserve suas informações: Antes de comprar, verifique as medidas que o site adota para preservar a privacidade de seus dados como RG e CPF. Além disso, as lojas devem oferecer canais de atendimento ao cliente e informações básicas como telefone, CNPJ e endereço.
  6. Consulte a situação cadastral da empresa: Confirme os dados da empresa como Razão Social e CNPJ no site da receita federal (http://www.receita.fazenda.gob.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
  7. Só compre em lojas seguras: Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. E verifique se o site usa SSL, um certificado de segurança que codifica os dados enviados por formulário. Uma dica é observar se o endereço do navegador está https em vez de http, isso mostra que o site é seguro.
  8. Use sempre seu computador: Evite usar outros computadores para realizar suas compras on-line, prefira sempre seu computador pessoal ou do trabalho. A probabilidade de existir arquivos maliciosos e vírus em computadores de lan house ou de uso comum é bem maior do que em seu computador.
  9. Mantenha seu computador seguro: Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados, utilize um anti-spam (filtra conteúdo indesejado de e-mail), antvírus e firewall (cria uma barreira entre seu computador e a internet e evita acessos não autorizados) e não se esqueça de atualizá-los com frequência. Tenha cuidado com e-mails com arquivos desconhecidos e que direcionam para sites falsos, eles podem conter arquivos maliciosos.
  10. Não abra e-mails de procedência duvidosa: Evite clicar em links enviados por e-mail evitando a entrada de fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.
  11. Leia a Política de Privacidade: Antes de efetuar qualquer compra, leia a política de privacidade da empresa. Fique sempre atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e aos procedimentos de troca, devolução e reclamação.
  12. Evite surpresas: Sempre verifique se haverá despesas extras como fretes ou taxas de entrega. Assim você não se surpreende na hora do pagamento.
  13. Conheça a melhor forma de pagar: Prefira usar o cartão de crédito. Caso não exista a essa possibilidade, prefira pagamentos por boleto bancário. Prefira sempre sites que possuam PayPal e Uol PagSeguro, existem políticas estabelecidas pela empresa de pagamento que devem ser seguidas e que garantem mais segurança.
  14. Guarde os comprovantes: Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

Veja Também

seguranca/seguranca.txt · Última modificação: 2013/03/14 11:27 por samantha