Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


seguranca:abuse

SPAM

O que é SPAM?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

O que são Filtros?

Filtros são programas que permitem separar os e-mails conforme regras pré-definidas. Originalmente eram utilizados para o gerenciamento das caixas postais. No entanto, com o crescimento do volume de spams na rede, tornaram-se importantes recursos técnicos para a seleção de e-mails válidos, dentre os diversos spams recebidos.

O que é lista Negra (Blacklist)?

As listas negras (blacklists) possuem endereços de IP ou de endereços de e-mail que segundo o critério do mantenedor da lista, estão envolvidos em envio de spam. E cada usuário pode criar um filtro em sua caixa de correio individual para automaticamente rejeitar as mensagens de Spam.

O que é lista Branca (whitelist)?

A lista branca (whitelist) consiste em uma lista de exceções às regras de bloqueio por listas negras ou outros critérios. Normalmente a lista branca é mantida pelo próprio administrador do serviço de e-mail.

Anti-Spam da Haak Network

A Haak Network utiliza um sistema de auto aprendizado para classificação das mensagens. Todas as contas de e-mail, possuem o Antispam habilitado por padrão: As mensagens consideradas SPAM serão automaticamente movidas para a pasta Spam e você ainda poderá marcar outras mensagens como Spam, utilizando o recurso “Marcar mensagem como SPAM”;

Caso uma mensagem tenha sido movida para a pasta SPAM e não era, de fato SPAM, basta clicar no ícone “Esta mensagem não é Spam”, que o filtro começará a ser treinado. Desta forma em casos futuros, ele não irá movê-la.

Atenção! Com estas informações, você poderá iniciar o treinamento do filtro, para que gradativamente ele comece a identificar as mensagens que são consideradas indesejadas por você.

A ação de treinar o anti-spam demanda uma certa repetição no treinamento, ou seja, para algumas mensagens, será necessário repetir esta ação por algumas vezes.

O mesmo vale para a situação inversa, quando uma mensagem é SPAM e está na caixa de entrada. Ao reportá-la como SPAM algumas vezes, o filtro será treinado e, gradativamente, mensagens deste tipo serão automaticamente movidas para a pasta SPAM..

Motivos para uma mensagem ser negada

Com o intuito de melhorar e garantir a qualidade dos e-mails recebidos dentro de nossa estrutura, utilizamos recursos anti-spam como: blacklists, checagem de palavras chave no conteúdo, reverso, etc.

Alguns motivos pelos quais mensagens podem ser negadas por nossos servidores:

  • Ausência de reverso configurado para o MX do domínio remetente;
  • Os DNS's responsáveis pelo domínio do remetente não respondem, resultando em falha na consulta;
  • Caso o IP tenha um reverso x.com.br e ao pingar esse x.com.br não retorna o mesmo IP de origem;
  • Configuração incorreta de reverso para o MX do domínio remetente (host diferente do nome do MX);

Tipos de SPAM

  • Correntes (chain letters);
  • Boatos (hoaxes) e lendas urbanas;
  • Propagandas;
  • Ameaças, brincadeiras e difamação;
  • Pornografia;
  • Códigos maliciosos;
  • Fraudes;
  • SPIT (Spam over Internet Telephony - Envio de mensagens transmitidas via Telefonia VoIP);
  • SPIM (Spam sent over Instant Messaging - Mensagens enviadas através de comunicadores instantâneos (messenger) e redes sociais).

Quais as conseqüências/riscos de se comprar produtos divulgados por meio de spam?

A principal conseqüência é estimular esta prática. Os maiores riscos são não receber o produto adquirido, adquirir produtos não confiáveis ou, até mesmo, expor sua identidade.

Para quem devo reclamar quando receber um spam?

Deve-se reclamar de spams para os responsáveis pela rede de onde partiu a mensagem.

Além de enviar a reclamação para os responsáveis pela rede de onde saiu a mensagem, procure manter o e-mail mail-abuse@cert.br na cópia de reclamações de spam. Deste modo, o CERT.br pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers.

Vale lembrar que recomenda-se não responder a um spam ou enviar uma mensagem solicitando a remoção da lista de e-mails. Geralmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.

Spammer: Pessoa ou computador que envia SPAMS.

O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da Haak Network é abuse@haaknetwork.com.

Por que devo reclamar de um spam?

Ao reclamar de um spam para os responsáveis pela rede de onde partiu a mensagem, se esta rede possuir uma política de uso, a pessoa que enviou o spam pode receber as penalidades que nela estão previstas.

Muitas vezes, porém, é difícil conhecer a real origem do spam. Os spammers costumam enviar suas mensagens através de máquinas mal configuradas, que permitem que terceiros as utilizem para enviar os e-mails. Se isto ocorrer, a reclamação para a rede de origem do spam servirá para alertar os seus responsáveis sobre possíveis problemas com suas máquinas, como por exemplo:

  • spams partindo de uma máquina infectada com um programa malicioso (spam zombie) que está enviando e-mails de maneira automatizada;
  • spams partindo de máquinas mal-configuradas, que permitem ao spammer enviar e-mails de forma anônima.

Quando o spam parte de uma máquina que foi vítima de um spam zombie ou que estava mal-configurada, reportar este spam para os responsáveis pela máquina que originou o ataque vai ajudá-los a identificar o problema e resolvê-lo.

Para maiores informações sobre SPAM consulte o AntiSpam.br

O que é Política de Privacidade?

A Política de Privacidade de um site publicado na Internet estabelece as normas para o tratamento das informações fornecidas por meio de formulários ou meios semelhantes de coleta de informações do usuário (visitante), cliente (no caso de comércio eletrônico), leitor (no caso de newsletters ou sites de notícias), e assim por diante. Você pode consultar nossa política de privacidade Aqui

seguranca/abuse.txt · Última modificação: 2015/10/12 13:09 por samantha