Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


e-mail:prevenirspam

Como se prevenir de SPAM

Principais dicas para ajudar o usuário a receber menos spam, preservar sua privacidade e evitar que códigos maliciosos sejam instalados em seu computador:

Preserve sua privacidade

  • Seja criterioso ao informar seus endereços de e-mail em cadastros, sites de relacionamentos etc.
  • Tenha e-mails diferentes para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral
  • Evite utilizar e-mails simples, como aqueles formados apenas pelo primeiro nome.
  • Leia com atenção os formulários e cadastros on-line, evitando preencher ou concordar, inadvertidamente, com as opções para recebimento de e-mails de divulgação do site e de seus parceiros.
  • Evite fornecer dados pessoais, documentos e senhas por e-mail ou via formulários on-line.
  • Verifique a política de privacidade dos sites, onde pretende registrar seus dados.

Mantenha-se informado

  • Conhecer os tipos de spam ajuda a reconhecer e-mails suspeitos e, eventualmente, não detectados pelos softwares anti-spam.
  • Acompanhar as notícias e alertas sobre os golpes e fraudes, reduz o risco de ser enganado e/ou prejudicado financeiramente por e-mails desse gênero.
  • Procurar informações sobre fatos recebidos por e-mail, antes de repassá-los, contribui para a redução do volume de mensagens de correntes, boatos e lendas urbanas, enviadas repetidas vezes na rede.
  • Procurar informações no site das empresas, ao receber e-mails sobre prêmios e promoções, reduz o risco de ser enganado em golpes propagados por e-mail.

Proteja-se

  • Utilize softwares de proteção (antivírus, anti-spam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo, mantendo-os com as versões, assinaturas e configurações atualizadas.
  • Não seja um “clicador compulsivo”. Não execute arquivos anexados em e-mails sem examiná-los previamente com antivírus, bem como, não clique em URLs incluídas em e-mails.
  • Procure informações sobre os recursos técnicos do seu software anti-spam. Configure as listas negras e listas brancas. Monitore a quarentena, se for o caso.

Fique alerta

  • Observe eventuais comportamentos anômalos de computadores que utiliza.
  • Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

Fonte: Antispam.br

Boas Práticas para o envio de E-mail

É possível fazer propaganda da minha empresa na Internet sem fazer spam?

Sim. É perfeitamente viável fazer propaganda na Internet sem praticar spam. Alguns conselhos são:

  • Manter formulários disponíveis no site da empresa para o cadastro de clientes, com a opção de receberem ou não e-mails de propaganda.
  • Definir uma política de privacidade, o que pode estimular o cliente a se cadastrar em sua lista de divulgação, sabendo que seus dados não serão divulgados.

Glossário

  • Opt-in - é a permissão prévia concedida pelo Destinatário e comprovável pelo Remetente, autorizando o envio de E-mail Marketing por um determinado Remetente;
  • Opt-out - forma disponibilizada e informada na mensagem de E-mail / E-mail Marketing para que o destinatário exerça o descadastramento da respectiva Base de Destinatários;
  • Soft-Opt-in – envio de mensagens sem Opt-in, porém sempre a partir da prévia e comprovável relação comercial ou social entre o Remetente e o Destinatário.

Como evitar o envio de SPAM

Cadastro

Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet. Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta. Não realizar o primeiro contato sem previa autorização do contato.

Confirmação ativa

A “Confirmação Ativa de Cadastro” é a forma ideal de validar os e-mails que solicitam o recebimento de suas mensagens (opt-in). Ela se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir em sua base de contatos e portanto garantir que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras.

Quando uma pessoa insere um e-mail em seu site, antes que você envie qualquer informativo sobre sua empresa, você deve enviar um e-mail de “Confirmação Ativa de Cadastro” ou seja, você deve ter uma confirmação de que aquele e-mail que se cadastrou em seu site realmente quer receber seus e-mails.

Apenas os endereços que responderem afirmativamente devem ser mantidos no banco de dados, os demais devem ser removidos imediatamente.

Temos algumas recomendações importantes para que você utilize da melhor forma sua ferramenta:

  • Não envie “newsletters” pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
  • Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de SPAM por seu site.
As informações mencionadas acima estão de acordo com o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) através da Comissão de Trabalho Anti-Spam.

Facilitar o descadastramento do cliente

  • Usar em todos os envios um link no rodapé para que o contato possa efetuar o descadastro.
  • Manter sempre funcionando o descadastramento.
  • Usar links ou páginas para descadastramento para que o contato não tenha muito trabralho.
  • Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

Interesse do seu cliente

Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa. Não enviar email para nenhum contato que não respondeu a confirmação ativa. Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.

Dados do seus clientes são sigilosos

Não fornecer/vender sua lista a ninguém.

Campanha antispam.br

Esta campanha digital é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) através da Comissão de Trabalho Anti-Spam e foi criada como um chamamento para a ação e a educação dos internautas e administradores de rede contra o abuso no envio de e-mails não solicitados e UCEs, do inglês Unsolicited Commercial E-mail, quando o conteúdo é exclusivamente comercial. Muitas vezes você ou usuários de suas redes, portais, provedores de internet e sites podem ser usados como redes de propagação de e-mails causando problemas e sujeito a penalidades sem que voluntariamente você tenha ação sobre este envio de e-mails.

Para participar é muito fácil, basta ter um portal, site, blog ou intranet e colocar os banners da campanha com um link para www.antispam.br. Sua colaboração, divulgando esta campanha, estimulará seus usuários a fazer um uso cada vez mais saudável, correto e seguro das redes ligadas a internet. Para o Brasil é muito importante este uso consciente e seguro, otimizando nossos recursos sejam de harware e/ou links, garantindo que nossa rede seja reconhecida internacionalmente por sua boa gestão e bom uso facilitando a interconexão com as demais redes da internet pelo seu grau de confiabilidade.

Somos conscientes de que estamos apenas iniciando um trabalho que certamente se desdobrará em diversas outras ações que você conhecerá melhor navegando pelo próprio site do antispam.br. O certo é que unindo-se a esta campanha, juntos estaremos fazendo um grande trabalho em prol do bom uso e da segurança desta que se tornou a maior revolução da comunicação e do conhecimento para a humanidade.

Participe você também. Vamos juntos construir uma internet Brasileira e global melhor para todos.

Veja Também

e-mail/prevenirspam.txt · Última modificação: 2013/03/14 11:29 por samantha