Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


e-mail:porta_25

Porta 25

O que é Gerência da Porta 25?

A gerência da porta 25 é o nome dado ao conjunto de políticas e tecnologias implantadas como meio de reduzir o dano causado por microcomputadores infectados para o envio de spam e aumentar a rastreabilidade de fraudadores e spammers.

Como é feita essa separação de funcionalidades?

A submissão de e-mails, feita via softwares como Thunderbird e Outlook, passa a ser por uma porta exclusiva para esse fim: a 587/TCP, com autenticação. Já o transporte continua sendo feito via 25/TCP.

Como isso impede o spam?

Quando os usuários adotarem a porta 587/TCP, a operadora (de ADSL, cabo, 3G, etc) poderá filtrar o tráfego com destino à porta 25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos, que usam uma porta diferente, não são afetados. Mas os spams, que são enviados por máquinas infectadas/botnets direto para servidores de e-mail, não saem da rede.

Um spammer não consegue mandar e-mails via porta 587/TCP?

Sim, mas o envio tem que ser autenticado, o que o torna rastreável e permite a aplicação de outras medidas preventivas pelo provedor de e-mail.

Mas se existem filtros anti-spam, quais as vantagens dessa ação?

Impedir que o spam saia da rede onde está a máquina infectada. Isso evita o desperdício de banda e que o usuário vítima do spammer pague a conta do envio das mensagens. Os servidores de e-mail também ficam menos carregados, aumentando a qualidade do serviço.

Serviços como Gmail, Yahoo! e Hotmail serão afetados?

Todos estes provedores de e-mail oferecem o serviço de submissão na porta 587/TCP. Quem usa esses serviços pode checar nos seus sites como fazer para usar essa porta. Se usar esses serviços via webmail, não precisa mudar a configuração.

Esta medida também afeta quem utiliza webmail?

Não. Usuários que utilizam webmail não terão que fazer nehuma configuração adicional.

Todos os provedores de e-mail já estão adotando esta medida?

A Haak Network já está preparada à essa mudança, e permite o envio via SMTP autenticado na porta 587. Outros provedores já estão migrando seus usuários para a nova porta ou planejam iniciar em breve.

Existe um prazo para que todos adotem esta medida?

A adoção será gradual e há um prazo de 12 meses - a partir da indicação, pelos provedores de serviços de correio eletrônico, da migração de 90% de sua base de usuários para serviços que não se utilizem da Porta 25/TCP - para a implantação das medidas pelas operadoras de telecomunicações.

Qual será o impacto para os usuários de e-mail em geral?

Será necessária apenas a alteração da configuração da porta do cliente de e-mail (Outlook, Windows Mail, etc).

Como alterar a porta do meu cliente de E-mail?

e-mail/porta_25.txt · Última modificação: 2013/03/18 15:56 por samantha