Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


divulga:pagerank

Page Rank

O que é PageRank?

PageRank (PR) é a forma pela qual o Google procura representar a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

Basicamente o PageRank é uma avaliação da relevância da página. Essa relevância é divulgada em uma escala de zero a 10, o valor exibido na Barra de Ferramentas do Google, mas sabe-se que o verdadeiro valor varia dentro de uma escala logaritmica.

Funcionamento

Para calcular o valor do PageRank, o Google considera basicamente a quantidade de links que a página recebe. Funciona de modo semelhante a uma eleição, onde cada link é como um voto endossando a qualidade da página que recebe o link. Mas não basta ter uma grande quantidade de links para ter um PageRank alto, a própria relevância da página que faz o link também é importante.

A idéia segue esta linha: você joga futebol e quer saber o quão bem você está jogando. Se vários amigos seus (pernas-de-pau) falam que você joga bem, não importa muito. Eles não tem autoridade para falar de futebol. Inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você.

Por outro lado, se o Ronaldinho e o Pelé falarem que você joga bem, então a relevância do seu futebol fica realmente aumentada.

Associe o fato de “falar de você” com os links que um site recebe. Se páginas de maior importância (maior PageRank) tem links para seu site, maior as chances de seu site subir o PageRank. E o fato de vários sites de menor relevância apontarem para o seu (apontar é ter um link para o seu site) não o ajuda tanto.

Outro fato é a associação dos conteúdos – a relação semântica. Voltando ao exemplo do futebol: se a Gisele Bundchen fala que você joga futebol muito bem, isso não conta quase nada dentro da comunidade de futebol, pois a Gisele Bundchen é especializada em moda, não em futebol. Se fosse um palpite sobre moda, seria de grande relevância. Mas, apesar de ser muito bem conceituada em beleza e moda, as palavras dela não tem muito peso sobre futebol.

Fonte: Mestre SEO

Melhorando o PageRank

Existem diversas práticas para melhorar esse processo de referência de um site a partir de outro, entre eles:

  • Negociar Links de seu site em sites que tenham o PageRank alto. Como por exemplo, comprar uma área de propaganda em algum portal ou site conhecido.
  • Troque Links entre sites de um grupo de amigos e conhecidos criando uma rede, como um sistema de Links Recomendados.
  • Escreva em Blogs, comente sobre assuntos ao qual seu site tem relação, deixando sua marca, como um link do seu site.
  • Participe de Listas de Discussão e Fóruns, ao qual possa divulgar seu site.
  • Um dos quesitos mais importantes seria fazer um site bem elaborado, com referências úteis e de boa navegabilidade. Invariavelmente outras pessoas irão referênciar seu site a partir de Links em outros sites e estarão colaborando para um aumento de PageRank.

Verificando PageRank

Consulte seu Page Rank

IMPORTANTE: Gradativamente novos recursos vão sendo incorporados aos sistemas de busca seja do Google ou qualquer outro sistema de Busca. Quem cuida do conceito de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para sistemas de busca, deve estar ligado a essas mudanças e procurar sempre melhorar o website para que o mesmo continue sendo referência nos sites de busca e cada vez mais tenha suas referências aumentadas.

Veja Também

divulga/pagerank.txt · Última modificação: 2013/03/14 11:30 por samantha